domingo, 8 de janeiro de 2012

RESULTADO SEMANAL - GESTÃO DE ESTOQUES




Bom, a semana passada abordamos um tema bastante importante para Logística que é a Gestão de Estoques. Durante a semana foi publicado posts como um passo-a-passo da Gestão de estoques. É impossível explanar de forma sucinta o assunto completo, mas com essa base e buscando mais informações em livros, como os dos autores nas citações, é possível gerir um Estoque, seja ele qual for, de maneira melhor. Alguns ainda estão perdidos, mas vamos ao resumo. Antes de ir implementando formulas, estratégias etc., é preciso se aprofundar no assunto (aprofunda-se depois aplica-se). Apesar de ser um "passo-a-passo" a Gestão de Estoques precisa de um pouco mais de conhecimento, que infelizmente não dá para postar em uma semana. No início da semana foi apresentado a Administração de Materiais basicamente para dar um "início" para a entrada no assunto de Gestão de Estoques, saber a importância da administração de materiais e saber que ela tem objetivos.

As Políticas de Gestão de Estoques.

Após entender o que é administração de materiais, entra-se na Gestão de Estoques afim de determinar uma política da sua gestão. Como falei antes aprofunda-se depois aplica-se, primeiramente observa-se o seu estoque, a movimentação do seu material e identifica a demanda, observe o funcionamento da empresa no dia-a-dia com fornecedores, custo de manutenção etc. Após a análise da empresa veja o que se encaixa melhor, se é reagir a demanda, então é bom ter uma boa relação com fornecedor e que ele tenha como suprir sua necessidade rápida, pois um atraso muda tudo. Se é melhor se antecipar, analise o consumo do período e veja se é viável, pois o excesso também gera despesa.

Modelo de Gestão de Estoque

Ao identificar a política, faça uma análise de um modelo a se usar na sua gestão. Para isso é necessário simulações, análise de custos etc. Essa parte é bem individual mesmo, pois empresas do mesmo ramo podem utilizar modelos diferentes, mas o mais importante é fazer tudo no papel antes de por em prática.

Ferramentas - Lote Econômico, Ponto de Ressuprimento e Estoque de Segurança

Devido ao puco tempo e espaço (uma semana) a MINHA EMPRESA S/A informou apenas algumas das principais ferramentas da Gestão de Estoque. Começando com o Lote Econômico você pode utilizar das formulas para fazer o seu LEC. Veja se sua empresa necessita de um estoque grande ou pequeno de cada material, faça as contas veja quanto custa a sua manutenção e ponha em prática. O Ponto de Ressuprimento     é feito a partir da necessidade de se manter sempre um estoque a um certo nível. Evitando que o pedido do LEC não faça com que o estoque zere, utilize das formulas para fazer um ponto seguro de acordo com a movimentação do material. E SEMPRE tenha um estoque de segurança "confiável", pois um dia irá atrasar ou a demanda aumentar. Valeu!

3 comentários:

  1. Ja estou seguindo Deixe seu comentário e
    Curtir no Facebook ou google+1 que retribuo

    Obrigado

    http://ganhosonline-k.blogspot.com/ Responda a Enquete se possivel
    http://seo-k.blogspot.com/

    ResponderExcluir