sábado, 7 de janeiro de 2012

GESTÃO DE ESTOQUES - FERRAMENTAS - ESTOQUE DE SEGURANÇA



De certa forma não é meta ou objetivo da organização correr risco em nenhum setor, assim como o seu estoque não pode correr riscos não planejados. No nível de atendimento Martins; Alt(2005, p. 201) explana que os estoques de segurança diminuem os riscos de não-atendimento das solicitações dos clientes externos ou internos.
Obedecer a todas essas hipóteses é difícil, é necessário que uma certa quantidade de itens fique em estoques para casos como aumento da demanda ou atrasos na entrega de pedidos já efetuados. (Martins e Campus alt, 2005)
Segundo Bowersox (2007, p.229) “O estoque de segurança é usado somente no fim dos ciclos de ressuprimento, quando há demanda mais alta do que a esperada ou os períodos de ressuprimento são mais longos”.
O principal motivo do uso do estoque de segurança é suprir variações que venham a ocorrer na demanda de mercado e quando houver atrasos no tempo de ressuprimento. O estoque de segurança permite diminuir o risco de não atendimento ao cliente.
Faz necessário relacionar estoque de segurança com o nível de atendimento para o entendimento de motivos para uma distribuição normal, como explica Martins; Alt (2005, p. 202) Estudos demonstram que a demanda durante o período de atendimento pode se aproximar de uma distribuição normal, Poisson ou de uma exponencial negativa[...].
Para Bowersox (2007, p.235) A fórmula do estoque de segurança está relacionada com a do tempo de ressuprimento sendo:


PR = D x T + ES

PR = ponto de ressuprimento em unidades de produto
D = demanda diária média
T = duração média do ciclo de atividades
ES = estoque regulador em unidades

Através da fórmula se pode suprir possíveis atrasos de demanda e tempo de ressuprimento.
Bowersox (2007, p.249) Descreve sobre a fórmula de estoque de segurança da seguinte maneira:

Um método direto para combinar os desvios padrão das distribuições de freqüência da demanda e do ciclo de atividades, de maneira aproximada, é proporcionado pela fórmula:



π  = desvio-padrão da combinação de probabilidades
T  = duração média do ciclo de atividades
St = desvio-padrão do ciclo de atividades
D  = média diária de vendas
Ss = desvio padrão das vendas diárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário