segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GESTÃO DE ESTOQUE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS


A administração de materiais forma uma parte bastante importante da logística moderna, onde suas técnicas são de vital importância para o funcionamento perfeito da área de gestão de estoques dentro das empresas, e contribui de forma fundamental para as empresas poderem aumentar seus lucros.
As empresas vêm cada vez mais intensificando seus esforços na tentativa de gerirem melhor seus recursos que são: financeiros, humanos, materiais e outros. As empresas não têm como funcionar sem esses recursos, por isso é preciso dominar bem as ferramentas de administração de materiais e saber pôr essas em prática. Para Maranhão (2006, p. 24) “As empresas são praticamente obrigadas a adotar as estratégias de gerenciamento logístico que o mercado está praticando, para sobreviver neste mundo “sem fronteiras” impulsionado pela globalização”.
As empresas devem dispor parte dos seus recursos para serem investidos em estratégias que visem se manter no mercado. Essas estratégias devem ter como base balancear os níveis de estoques nas organizações.
Segundo Arnold (1999, p. 26) “Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais".
As empresas precisam de uma atividade dedicada a coordenar todo o fluxo de materiais que vai do fornecedor até o consumidor final. Sendo que neste contexto ainda há várias empresas que não o fazem, isso provoca a redução dos seus lucros.
Ballou (1993, p. 69) fala sobre administração de materiais como:
A administração de materiais liga-se diretamente com operações pelo abastecimento de peças, matérias-primas ou subconjuntos numa base de encomendas diretas ou através de estoques, em antecipação de necessidades de uso.

Na administração de materiais existe uma seqüência de operações que devem ser seguidas para que todo o processo de movimentação de recursos saia perfeito. Nessa seqüência se engloba contato com fornecedor, compra do bem ou
serviço, transporte dos bens, recebimento desses bens, movimentação interna, controle de estoques, armazenagem e distribuição para o consumidor final.
A relação entre os dois conceitos, no que diz respeito à administração de materiais, está voltada diretamente para o fluxo de materiais dentro das organizações e como é realizado esse fluxo.



Objetivos da administração de materiais



Quando a administração de materiais é realizada de forma eficaz, os bens de necessidade para produção e operação não devem estar sempre disponíveis no instante correto, no entanto, a empresa deve zelar para que não sejam formados estoques muito altos.
Segundo Ballou (1993, p. 61) “O objetivo da administração de materiais deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo".
O principal objetivo da existência das organizações é maximizar a riqueza dos investidores. Nesse contexto a administração de materiais disponibiliza os passos para que as organizações maximizem seu lucro e atendam de forma eficaz o consumidor final, pois este é uma peça fundamental para que as organizações se mantenham no mercado.
Segundo Arnold (1999, p. 26) “Os objetivos da administração de materiais são: Maximizar a utilização dos recursos da empresa e fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor".
Existe a relação entre os dois autores acima sobre manter os níveis de estoques ideais para se adequarem ao mercado e atender prontamente o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário