quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

GESTÃO DE ESTOQUES - PRINCIPAIS MODELOS DE GESTÃO DE ESTOQUES





Esses modelos possibilitam escolher os parâmetros corretos para desenvolver os passos para a gestão de estoques mantenham os níveis corretos.
Wanke (2008, p.11) descreve sobre modelo de estoques da seguinte forma:
A escolha/implementação do modelo de estoques mais adequado é uma decisão de base empírica e que pode envolver o uso de simulações, análises de cenários, análises de custos incrementais ou esquemas conceituais qualitativos”.

Bertaglia (2005, p.314) comenta sobre modelos estratégicos de estão de estoques da seguinte forma:
O gerenciamento de estoque é um ramo da administração de empresas que está relacionado com o planejamento e o controle de estoques de materiais ou de produtos que serão utilizados na produção ou na comercialização de bens ou serviços. Preocupar-se efetivamente com os estoques pode interferir nos resultados estratégicos de uma empresa. Definir o momento correto da compra, a quantidade ideal a ser comprada, os melhores preços, os níveis de segurança, a qualidade do bem ou do serviço, são características importantes nesse processo.

Diante do que foi exposto pelos autores, chega-se a conclusão de que os modelos de gestão têm uma importância bastante significativa na gestão de estoques. Os resultados serão bem mais proveitosos quando realizada uma análise de mercado bem elevada. Sendo que os administradores não devem voltar todos os esforços para o gerenciamento de estoque, pois isso, pode acarretar mau desempenho dos resultados.
Junior; Salomon; Marins (2008, p.5) descrevem sobre como a administração de estoques é uma tarefa árdua da forma seguinte:
Garantir que a administração de estoques é uma tarefa árdua, principalmente nas grandes organizações, afinal há pontos de vista bem diferentes em relação aos níveis de estoques que devem ser mantidos.

O modelo de gestão de estoque mais utilizado pelas organizações é aquele que tem como objetivo manter o mínimo de estoque possível para que não sejam despendidos recursos para a manutenção desses estoques. Sendo que cada organização analise qual o modelo será mais eficaz quando utilizado.
Martins; Alt (2005, p.186) “Os modelos de estoques utilizados são simplificados por hipóteses que consideram constantes a demanda, os tempos de atendimentos, os lotes de compras e os intervalos entre pedidos”.
Ao se analisar a descrição do autor, percebe-se que os modelos são bem mais proveitosos se todas as hipóteses citadas forem seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário