Outra área primordial do
processo decisório de marketing é a decisão de comunicação ou a promoção. Las
Casas (2006) orienta que nesse processo, só se tem sucesso rápido conforme a
capacidade de comunicação da empresa, o que é indispensável para garantir que o
consumidor lembre, como primeira alternativa, quando pensar na categoria do
produto ou serviço em questão. De acordo com Nickels e Wood (1999, p.320):
Comunicação deve ser
mais ampla, envolvendo relacionamentos longos e duradouros, não apenas com
clientes, mas ainda com empregados e outros grupos de interesse. Vejamos: o
objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os
clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de
forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação.
A promoção compreende,
portanto, as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos
produtos e serviços e segundo Las Casas (2006) existem vários tipos de promoção
que a subdivide, quais sejam: propaganda, publicidade, venda direta ou pessoal,
promoção de vendas, relações públicas, entre outros. Urdan (2006) reafirma que
propaganda é um tipo de promoção cuja sua transmissão diferencia da publicidade
por ser paga. Seja através do rádio, televisão, outdoor ou eletronicamente, a
propaganda consegue atingir diversos receptores ao mesmo tempo em qualquer
lugar que se esteja.
Outra forma de promover um
produto é a publicidade que significa tornar público um fato (produto ou
serviço), porém de forma gratuita. Segundo Garcillán (2008), a publicidade
consiste em atividades que visam informar e influenciar consumidores a
comprarem os produtos que estão sendo anunciados, gerando contraste com a venda
pessoal, que segundo Kotler (2000) é a comunicação feita de pessoa a pessoa,
gerando resposta imediata. A venda pessoal ou venda direta encontra-se mais
detalhado abaixo, tendo em vista ser a maneira usada pela Salutaris cosméticos
para vender seus produtos.
Já, relações públicas
constituem “o processo de avaliar as atitudes dos grupos de interesse,
identificando os produtos e atividades da empresa com os interesses destes
últimos e utilizando comunicações não-pagas para construir relacionamentos de
longo prazo com eles” (NICKELS; WOOD, 1999, p.324). Conforme explicam os
autores, é um modo eficiente de comunicação entre a empresa e os interessados
no produto ou serviço. No setor de cosméticos de acordo com Garcillián (2008,
p. 168-169) algumas estratégias descritas e pontuadas abaixo, são utilizadas
para manter e melhorar o reconhecimento do nome da marca, como também,
fidelizar os clientes, quais sejam:
• Desenvolver uma publicidade criativa;
• Patrocinar grandes eventos;
• Participação dos consumidores por meio
de página eletrônica;
• Criar lojas próprias;
• Oferecer apoio visível a causas
beneficentes;
• Ser conhecido como líder em qualidade e
preço;
• Criar um personagem ou símbolo que
represente a empresa.