sábado, 14 de janeiro de 2012

MARKETING - PROMOÇÃO


Outra área primordial do processo decisório de marketing é a decisão de comunicação ou a promoção. Las Casas (2006) orienta que nesse processo, só se tem sucesso rápido conforme a capacidade de comunicação da empresa, o que é indispensável para garantir que o consumidor lembre, como primeira alternativa, quando pensar na categoria do produto ou serviço em questão. De acordo com Nickels e Wood (1999, p.320):


Comunicação deve ser mais ampla, envolvendo relacionamentos longos e duradouros, não apenas com clientes, mas ainda com empregados e outros grupos de interesse. Vejamos: o objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação.


A promoção compreende, portanto, as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços e segundo Las Casas (2006) existem vários tipos de promoção que a subdivide, quais sejam: propaganda, publicidade, venda direta ou pessoal, promoção de vendas, relações públicas, entre outros. Urdan (2006) reafirma que propaganda é um tipo de promoção cuja sua transmissão diferencia da publicidade por ser paga. Seja através do rádio, televisão, outdoor ou eletronicamente, a propaganda consegue atingir diversos receptores ao mesmo tempo em qualquer lugar que se esteja.
Outra forma de promover um produto é a publicidade que significa tornar público um fato (produto ou serviço), porém de forma gratuita. Segundo Garcillán (2008), a publicidade consiste em atividades que visam informar e influenciar consumidores a comprarem os produtos que estão sendo anunciados, gerando contraste com a venda pessoal, que segundo Kotler (2000) é a comunicação feita de pessoa a pessoa, gerando resposta imediata. A venda pessoal ou venda direta encontra-se mais detalhado abaixo, tendo em vista ser a maneira usada pela Salutaris cosméticos para vender seus produtos.
Já, relações públicas constituem “o processo de avaliar as atitudes dos grupos de interesse, identificando os produtos e atividades da empresa com os interesses destes últimos e utilizando comunicações não-pagas para construir relacionamentos de longo prazo com eles” (NICKELS; WOOD, 1999, p.324). Conforme explicam os autores, é um modo eficiente de comunicação entre a empresa e os interessados no produto ou serviço. No setor de cosméticos de acordo com Garcillián (2008, p. 168-169) algumas estratégias descritas e pontuadas abaixo, são utilizadas para manter e melhorar o reconhecimento do nome da marca, como também, fidelizar os clientes, quais sejam:


•        Desenvolver uma publicidade criativa;
•        Patrocinar grandes eventos;
•        Participação dos consumidores por meio de página eletrônica;
•        Criar lojas próprias;
•        Oferecer apoio visível a causas beneficentes;
•        Ser conhecido como líder em qualidade e preço;
•        Criar um personagem ou símbolo que represente a empresa.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MARKETING - PRAÇA


Dentro do contexto de marketing, a praça ou canal de distribuição exerce um papel essencial dentro do composto mercadológico, pois após a fabricação do produto deve ser colocado à disposição do cliente para que o mesmo encontre no local desejado.
De acordo com Urdan e Urdan (2006, p. 30-31) praça ou distribuição “são arranjos de agentes interdependentes que disponibilizam os produtos da empresa aos clientes”. Urdan e Urdan (2006), afirmam que este é o canal por meio do qual a posse do produto ou serviço é transferida do produtor para o consumidor. Assevera Las Casas (2006) que, geralmente, essa distribuição é feita mediante pontos de venda, sendo necessário destacar que antes de alcançar os pontos de venda os produtos passam por intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores, os quais fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MARKETING - PREÇO



Dentre as estratégias necessárias no âmbito do processo decisório do marketing, está à estipulação do preço do produto ou serviço e dito de uma maneira geral, o preço é o valor monetário que as pessoas trocam por determinados produtos. De acordo com Nickels e Wood (1999, p. 222) preço é a quantidade de dinheiro ou algo mais de valor que a empresa pede em troca de um produto. Urdan e Urdan (2006, p.31) confirmam o conceito acima tendo em vista que para eles o preço “representa a contrapartida cobrada dos consumidores por aquilo que a empresa lhes oferece”.
Neste contexto, vale ressaltar a importância de se chegar a um equilíbrio de ambas as partes no que tange ao valor monetário cobrado e o valor ofertado para que ocorra a negociação. Urdan e Urdan (2006) alegam que o preço é o único elemento do composto de marketing que traz resultado financeiro, os demais implicam em despesas. Contudo, é necessário trabalhá-lo tendo em vista a maximização da receita em busca dos resultados financeiros desejados.
Neste sentido, para Lima et al (2007, p. 65) o preço é um dos elementos do composto de marketing mais importante, tendo em vista seu “impacto no nível de vendas, na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica desse produto no mercado”. Lima et al. (2007) o mesmo autor destaca que os clientes admitem pagar o preço de um produto, em troca de seus benefícios, em contrapartida, as empresas devem oferecê-los de maneira atraente levando em consideração as necessidades dos clientes, as alternativas concorrentes disponíveis e as metas de lucratividade da organização. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MARKETING - PRODUTO



Dentre os itens que constituem o chamado composto de Marketing, o produto é o mais importante, pois dele derivam todos os demais elementos do composto mercadológico. Por essa razão, a gestão desse item merece atenção especial, para que possas atingir o resultado esperado. A gestão do produto segundo Urdan e Urdan (2006, p. 30) cuida de “decisões para conceber, desenvolver, lançar, manter e aprimorar produtos que a empresa oferece ao mercado-alvo”. Para isso é necessário o conhecimento sobre a demanda que o mercado busca desde a concepção dos produtos o até seu último estágio onde a empresa os oferece para o consumidor.
Neste contexto, Kotler e Keller (2006) afirmam que produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, assim como Gioia (2006, p. 34) que conceitua produto como “qualquer coisa que é oferecida ao mercado para ser adquirida, usada ou apreciada”. Em uma definição mais ampla e exemplificativa Urdan e Urdan (2006, p. 42) classificam produto como:


Um objeto concreto ou abstrato que satisfaz a necessidade e desejos dos consumidores. Automóveis, roupas e cidades são coisas concretas oferecidas às pessoas para satisfazer as necessidades das pessoas de transporte, proteção e lazer. Cursos universitários, transporte aéreo, consultorias e idéias de parar de fumar, não dirigir quando beber e usar camisinha são objetos mais abstratos. Em comum todos eles possuem atributos, que geram benefícios e custos, ou valor, para o consumidor.


Assim, é possível ver o produto por outro lado tendo em vista que não se trata apenas de coisas concretas e pensar mais além onde apenas uma idéia pode ser considerada como tal.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MARKETING - COMPOSTO MERCADOLÓGICO OU MIX DE MARKETING


Segundo Urdan e Urdan (2006) para se alcançar melhor resultado nas empresas, o Marketing trabalha com um processo de atividades encandeadas, na qual, participam deste processo três etapas principais, são elas: análise do contexto de marketing, gestão estratégica de marketing e gestão do composto de marketing.
 A análise do contexto trabalha o ambiente externo e interno da empresa como Urdan;Urdan (2006, p.22) mostram abaixo:

O contexto externo engloba agentes, fatos, mudanças e tendências ligadas aos seguintes domínios: economia, política, legislação, cultura, tecnologia - de forma mais ampla -; e concorrência, fornecedores, distribuidores e consumidores – de forma mais restrita. O contexto interno refere-se aos planos, cultura, recursos e competências da empresa.

Com base nesses argumentos, a análise do contexto trabalha esses dois ambientes a fim de estudar os fatores que podem influenciar os negócios da empresa. Na gestão estratégica de marketing, são discutidas questões referentes à empresa como: “segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, posicionamento e estratégias competitivas”. (URDAN; URDAN 2006, p. 25). A gestão do composto de marketing cuida de questões táticas segundo os autores acima. Composto de Marketing ou mix de marketing refere-se aos elementos: produto, praça, preço e promoção. Segundo Las Casas (2006) esses elementos são conhecidos como os 4Ps por seu precursor McCarthy que mudou a forma de expressar. Urdan e Urdan (2006) ainda discorrem que estudiosos da área, na metade da década de 1960, utilizaram esses elementos com vistas a conseguir um negócio rentável sendo bem aceitos para entender o trabalho de marketing no nível tático.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MARKETING - ORIGEM E CONCEITOS


De acordo com Richers (2000) o Marketing teve seu início nos EUA e expandiu-se lentamente pelo mundo. Até mesmo na Europa, passou-se a aceitá-lo após a Segunda Guerra Mundial. Kotler e Keller (2006) afirmam que apesar de sua lenta expansão, o marketing está por toda parte e, direta ou indiretamente pessoas e organizações do mundo inteiro estão ligadas ao mesmo, seja comprando, vendendo ou até mesmo passeando pelas ruas ou pelos sites da internet onde constantemente são vistos anúncios orientados pelo marketing.
Essa disseminação se mostra cada vez mais intensa no campo mercadológico, de modo que Crescitelli e Ogden (2007) asseguram que o Marketing é uma das atividades mais conhecidas, no entanto, menos compreendidas. No intuito de proporcionar maior entendimento a respeito, diversos autores tentaram conceituar a palavra marketing durante os anos, então, segue abaixo em ordem cronológica de alguns dos conceitos sobre o marketing onde mostra uma evolução deste, mencionados por Cobra (2009).


Conforme pode ser observado no quadro acima, não existe um consenso teórico a respeito do conceito de marketing, embora a maioria destes remeta à divulgação positiva de determinado produto ou serviço, no âmbito mercadológico. Contudo, alguns autores alertam para a possibilidade de aplicar o marketing em variadas esferas da sociedade, como o caso do setor público.

Kotler (2000) define marketing como processo social e gerencial através do qual os indivíduos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, enquanto Las Casas (2006) o conceitua enquanto atividade de comercialização baseada no conceito de troca, a qual se caracteriza pela oferta de um produto ou serviço em recebimento de outros de mesmo valor ou moeda vigente. Além de ser usado para vender mais, de acordo com Las Casas (2006, p. 03) o Marketing “é usado para coordenar todo e qualquer processo de troca”. Um bom exemplo disso é a empresa que aplica marketing para corrigir mercados, aumentar o nível de conscientização dos consumidores a respeito de determinado produto, entre outros.
Orientados pelo conceito definido pela American Marketing Association - AMA (2010) a qual afirma que Marketing é uma atividade organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar valor e gerenciar relacionamento com clientes, mantendo benefícios para a organização e para seus públicos de interesse, os autores Crescitelli e Ogden (2007) destacam a relação existente entre o Marketing com a entrega de valor em detrimento da oferta de produtos e serviços, com relacionamento com os clientes e também, com a geração de benefícios que o mesmo proporciona tanto para a empresa e seus clientes, como outros públicos de interesse da empresa. Assim, eles afirmam que essa atividade tornou-se mais complexa, porém mais alinhada com as atuais demandas da sociedade.
Já a era das vendas, aconteceu antes dos anos 50 e de acordo com Costa (2009) se caracterizava pelo excesso de oferta e pelo acúmulo de produtos nos estoques, onde os vendedores eram orientados para venderem produtos a qualquer custo, até mesmo produtos não necessitados pelos clientes. Isso se deu ao fato da necessidade de se vender os produtos excedentes da era da produção numa tentativa de reduzir os estoques.
Quanto à era do marketing, Las Casas (2006) afirma que se estende desde os anos 50 até os dias atuais, e é orientado para o consumidor que busca atender suas necessidades e desejos, ou seja, cabe ao empresário conquistar o cliente.

domingo, 8 de janeiro de 2012

RESUMO SEMANAL - MARKETING


Esta semana trabalharemos com o "intangível", o Marketing! Como nos últimos post as informações da Minha Empresa S/A estão sendo destinadas a leigos, apenas como base de apoio nas utilizações, afinal cada empresa tem sua forma de gerenciar suas áreas internas.

Na semana serão apresentados os principais pontos de uma monografia do Rio Grande do Norte em relação a Marketing. As autoras são: Thalita Pinheiro e Maria José de Medeiros Rocha, hoje formada liberaram o conteúdo para expor aqui no site e auxiliar os leitores do mundo inteiro.

Como o tempo é apenas uma semana e o conteúdo é um pouco extenso, então será exposto apenas a origem e conceitos de marketing e os 4 P's (Produto, preço, praça e promoção) com uma abordagem geral de cada ponto.

Valeu.

RESULTADO SEMANAL - GESTÃO DE ESTOQUES




Bom, a semana passada abordamos um tema bastante importante para Logística que é a Gestão de Estoques. Durante a semana foi publicado posts como um passo-a-passo da Gestão de estoques. É impossível explanar de forma sucinta o assunto completo, mas com essa base e buscando mais informações em livros, como os dos autores nas citações, é possível gerir um Estoque, seja ele qual for, de maneira melhor. Alguns ainda estão perdidos, mas vamos ao resumo. Antes de ir implementando formulas, estratégias etc., é preciso se aprofundar no assunto (aprofunda-se depois aplica-se). Apesar de ser um "passo-a-passo" a Gestão de Estoques precisa de um pouco mais de conhecimento, que infelizmente não dá para postar em uma semana. No início da semana foi apresentado a Administração de Materiais basicamente para dar um "início" para a entrada no assunto de Gestão de Estoques, saber a importância da administração de materiais e saber que ela tem objetivos.

As Políticas de Gestão de Estoques.

Após entender o que é administração de materiais, entra-se na Gestão de Estoques afim de determinar uma política da sua gestão. Como falei antes aprofunda-se depois aplica-se, primeiramente observa-se o seu estoque, a movimentação do seu material e identifica a demanda, observe o funcionamento da empresa no dia-a-dia com fornecedores, custo de manutenção etc. Após a análise da empresa veja o que se encaixa melhor, se é reagir a demanda, então é bom ter uma boa relação com fornecedor e que ele tenha como suprir sua necessidade rápida, pois um atraso muda tudo. Se é melhor se antecipar, analise o consumo do período e veja se é viável, pois o excesso também gera despesa.

Modelo de Gestão de Estoque

Ao identificar a política, faça uma análise de um modelo a se usar na sua gestão. Para isso é necessário simulações, análise de custos etc. Essa parte é bem individual mesmo, pois empresas do mesmo ramo podem utilizar modelos diferentes, mas o mais importante é fazer tudo no papel antes de por em prática.

Ferramentas - Lote Econômico, Ponto de Ressuprimento e Estoque de Segurança

Devido ao puco tempo e espaço (uma semana) a MINHA EMPRESA S/A informou apenas algumas das principais ferramentas da Gestão de Estoque. Começando com o Lote Econômico você pode utilizar das formulas para fazer o seu LEC. Veja se sua empresa necessita de um estoque grande ou pequeno de cada material, faça as contas veja quanto custa a sua manutenção e ponha em prática. O Ponto de Ressuprimento     é feito a partir da necessidade de se manter sempre um estoque a um certo nível. Evitando que o pedido do LEC não faça com que o estoque zere, utilize das formulas para fazer um ponto seguro de acordo com a movimentação do material. E SEMPRE tenha um estoque de segurança "confiável", pois um dia irá atrasar ou a demanda aumentar. Valeu!