quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MARKETING - PRODUTO



Dentre os itens que constituem o chamado composto de Marketing, o produto é o mais importante, pois dele derivam todos os demais elementos do composto mercadológico. Por essa razão, a gestão desse item merece atenção especial, para que possas atingir o resultado esperado. A gestão do produto segundo Urdan e Urdan (2006, p. 30) cuida de “decisões para conceber, desenvolver, lançar, manter e aprimorar produtos que a empresa oferece ao mercado-alvo”. Para isso é necessário o conhecimento sobre a demanda que o mercado busca desde a concepção dos produtos o até seu último estágio onde a empresa os oferece para o consumidor.
Neste contexto, Kotler e Keller (2006) afirmam que produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, assim como Gioia (2006, p. 34) que conceitua produto como “qualquer coisa que é oferecida ao mercado para ser adquirida, usada ou apreciada”. Em uma definição mais ampla e exemplificativa Urdan e Urdan (2006, p. 42) classificam produto como:


Um objeto concreto ou abstrato que satisfaz a necessidade e desejos dos consumidores. Automóveis, roupas e cidades são coisas concretas oferecidas às pessoas para satisfazer as necessidades das pessoas de transporte, proteção e lazer. Cursos universitários, transporte aéreo, consultorias e idéias de parar de fumar, não dirigir quando beber e usar camisinha são objetos mais abstratos. Em comum todos eles possuem atributos, que geram benefícios e custos, ou valor, para o consumidor.


Assim, é possível ver o produto por outro lado tendo em vista que não se trata apenas de coisas concretas e pensar mais além onde apenas uma idéia pode ser considerada como tal.

Um comentário: