Dentre os itens que
constituem o chamado composto de Marketing, o produto é o mais importante, pois
dele derivam todos os demais elementos do composto mercadológico. Por essa
razão, a gestão desse item merece atenção especial, para que possas atingir o
resultado esperado. A gestão do produto segundo Urdan e Urdan (2006, p. 30)
cuida de “decisões para conceber, desenvolver, lançar, manter e aprimorar produtos
que a empresa oferece ao mercado-alvo”. Para isso é necessário o conhecimento
sobre a demanda que o mercado busca desde a concepção dos produtos o até seu
último estágio onde a empresa os oferece para o consumidor.
Neste contexto, Kotler e
Keller (2006) afirmam que produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado
para satisfazer uma necessidade ou um desejo, assim como Gioia (2006, p. 34)
que conceitua produto como “qualquer coisa que é oferecida ao mercado para ser
adquirida, usada ou apreciada”. Em uma definição mais ampla e exemplificativa
Urdan e Urdan (2006, p. 42) classificam produto como:
Um objeto concreto ou
abstrato que satisfaz a necessidade e desejos dos consumidores. Automóveis,
roupas e cidades são coisas concretas oferecidas às pessoas para satisfazer as
necessidades das pessoas de transporte, proteção e lazer. Cursos
universitários, transporte aéreo, consultorias e idéias de parar de fumar, não
dirigir quando beber e usar camisinha são objetos mais abstratos. Em comum
todos eles possuem atributos, que geram benefícios e custos, ou valor, para o
consumidor.
Assim, é possível ver o
produto por outro lado tendo em vista que não se trata apenas de coisas
concretas e pensar mais além onde apenas uma idéia pode ser considerada como
tal.
Achei.
ResponderExcluirme siga tbm.
http://ayamacarius.blogspot.com/
Uau!!
Bom post.