sábado, 14 de janeiro de 2012

MARKETING - PROMOÇÃO


Outra área primordial do processo decisório de marketing é a decisão de comunicação ou a promoção. Las Casas (2006) orienta que nesse processo, só se tem sucesso rápido conforme a capacidade de comunicação da empresa, o que é indispensável para garantir que o consumidor lembre, como primeira alternativa, quando pensar na categoria do produto ou serviço em questão. De acordo com Nickels e Wood (1999, p.320):


Comunicação deve ser mais ampla, envolvendo relacionamentos longos e duradouros, não apenas com clientes, mas ainda com empregados e outros grupos de interesse. Vejamos: o objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação.


A promoção compreende, portanto, as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços e segundo Las Casas (2006) existem vários tipos de promoção que a subdivide, quais sejam: propaganda, publicidade, venda direta ou pessoal, promoção de vendas, relações públicas, entre outros. Urdan (2006) reafirma que propaganda é um tipo de promoção cuja sua transmissão diferencia da publicidade por ser paga. Seja através do rádio, televisão, outdoor ou eletronicamente, a propaganda consegue atingir diversos receptores ao mesmo tempo em qualquer lugar que se esteja.
Outra forma de promover um produto é a publicidade que significa tornar público um fato (produto ou serviço), porém de forma gratuita. Segundo Garcillán (2008), a publicidade consiste em atividades que visam informar e influenciar consumidores a comprarem os produtos que estão sendo anunciados, gerando contraste com a venda pessoal, que segundo Kotler (2000) é a comunicação feita de pessoa a pessoa, gerando resposta imediata. A venda pessoal ou venda direta encontra-se mais detalhado abaixo, tendo em vista ser a maneira usada pela Salutaris cosméticos para vender seus produtos.
Já, relações públicas constituem “o processo de avaliar as atitudes dos grupos de interesse, identificando os produtos e atividades da empresa com os interesses destes últimos e utilizando comunicações não-pagas para construir relacionamentos de longo prazo com eles” (NICKELS; WOOD, 1999, p.324). Conforme explicam os autores, é um modo eficiente de comunicação entre a empresa e os interessados no produto ou serviço. No setor de cosméticos de acordo com Garcillián (2008, p. 168-169) algumas estratégias descritas e pontuadas abaixo, são utilizadas para manter e melhorar o reconhecimento do nome da marca, como também, fidelizar os clientes, quais sejam:


•        Desenvolver uma publicidade criativa;
•        Patrocinar grandes eventos;
•        Participação dos consumidores por meio de página eletrônica;
•        Criar lojas próprias;
•        Oferecer apoio visível a causas beneficentes;
•        Ser conhecido como líder em qualidade e preço;
•        Criar um personagem ou símbolo que represente a empresa.

Um comentário:

  1. Oi, desculpa te incomodar de novo, mas tem um novo post la no meu blog, e adoraria se tu desse uma comentada *-*

    www.luliskd.blogspot.com

    Falow ^^

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