terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MARKETING - COMPOSTO MERCADOLÓGICO OU MIX DE MARKETING


Segundo Urdan e Urdan (2006) para se alcançar melhor resultado nas empresas, o Marketing trabalha com um processo de atividades encandeadas, na qual, participam deste processo três etapas principais, são elas: análise do contexto de marketing, gestão estratégica de marketing e gestão do composto de marketing.
 A análise do contexto trabalha o ambiente externo e interno da empresa como Urdan;Urdan (2006, p.22) mostram abaixo:

O contexto externo engloba agentes, fatos, mudanças e tendências ligadas aos seguintes domínios: economia, política, legislação, cultura, tecnologia - de forma mais ampla -; e concorrência, fornecedores, distribuidores e consumidores – de forma mais restrita. O contexto interno refere-se aos planos, cultura, recursos e competências da empresa.

Com base nesses argumentos, a análise do contexto trabalha esses dois ambientes a fim de estudar os fatores que podem influenciar os negócios da empresa. Na gestão estratégica de marketing, são discutidas questões referentes à empresa como: “segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, posicionamento e estratégias competitivas”. (URDAN; URDAN 2006, p. 25). A gestão do composto de marketing cuida de questões táticas segundo os autores acima. Composto de Marketing ou mix de marketing refere-se aos elementos: produto, praça, preço e promoção. Segundo Las Casas (2006) esses elementos são conhecidos como os 4Ps por seu precursor McCarthy que mudou a forma de expressar. Urdan e Urdan (2006) ainda discorrem que estudiosos da área, na metade da década de 1960, utilizaram esses elementos com vistas a conseguir um negócio rentável sendo bem aceitos para entender o trabalho de marketing no nível tático.

3 comentários:

  1. poderia postar sites de referencia para marketing no blog pq akele adsesnse nem presta!

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bom? eu sou Matheus e gostei muito do seu blog, é muito legal mesmo, suas postagens são ótimas.

    eu estou aqui para te fazer uma proposta...
    o que acha de ter um layout totalmente profissional para o seu blog? intao, é essa minha proposta, eu estou disposto a fazer um layout para o seu blog por um preço muito abaixo do que os outros web designers cobram.

    confira os preços:

    layout com domínio blogspot (exemplo: seublog.blogspot.com)= R$ 15,00

    layout com domínio personalizado (exemplo: www.seublog.com ou www.seublog.net)= R$45,00

    se estiver interessado entre em contato:
    MSN e E-mail
    matheuss.felizardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cuchila Blog
    Próximo post colocarei referências da internet também! Essa coisa de adsense etc, é de um amigo meu!rsrsss Eu só leio os documentos e coloco-os de forma simples no site. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir