Dentre as estratégias
necessárias no âmbito do processo decisório do marketing, está à estipulação do
preço do produto ou serviço e dito de uma maneira geral, o preço é o valor monetário
que as pessoas trocam por determinados produtos. De acordo com Nickels e Wood
(1999, p. 222) preço é a quantidade de dinheiro ou algo mais de valor que a
empresa pede em troca de um produto. Urdan e Urdan (2006, p.31) confirmam o
conceito acima tendo em vista que para eles o preço “representa a contrapartida
cobrada dos consumidores por aquilo que a empresa lhes oferece”.
Neste contexto, vale
ressaltar a importância de se chegar a um equilíbrio de ambas as partes no que
tange ao valor monetário cobrado e o valor ofertado para que ocorra a
negociação. Urdan e Urdan (2006) alegam que o preço é o único elemento do
composto de marketing que traz resultado financeiro, os demais implicam em
despesas. Contudo, é necessário trabalhá-lo tendo em vista a maximização da
receita em busca dos resultados financeiros desejados.
Neste
sentido, para Lima et al (2007, p. 65) o preço é um dos elementos do composto
de marketing mais importante, tendo em vista seu “impacto no nível de vendas,
na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição
estratégica desse produto no mercado”. Lima et al. (2007) o mesmo autor destaca
que os clientes admitem pagar o preço de um produto, em troca de seus
benefícios, em contrapartida, as empresas devem oferecê-los de maneira atraente
levando em consideração as necessidades dos clientes, as alternativas
concorrentes disponíveis e as metas de lucratividade da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário