quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MARKETING - PREÇO



Dentre as estratégias necessárias no âmbito do processo decisório do marketing, está à estipulação do preço do produto ou serviço e dito de uma maneira geral, o preço é o valor monetário que as pessoas trocam por determinados produtos. De acordo com Nickels e Wood (1999, p. 222) preço é a quantidade de dinheiro ou algo mais de valor que a empresa pede em troca de um produto. Urdan e Urdan (2006, p.31) confirmam o conceito acima tendo em vista que para eles o preço “representa a contrapartida cobrada dos consumidores por aquilo que a empresa lhes oferece”.
Neste contexto, vale ressaltar a importância de se chegar a um equilíbrio de ambas as partes no que tange ao valor monetário cobrado e o valor ofertado para que ocorra a negociação. Urdan e Urdan (2006) alegam que o preço é o único elemento do composto de marketing que traz resultado financeiro, os demais implicam em despesas. Contudo, é necessário trabalhá-lo tendo em vista a maximização da receita em busca dos resultados financeiros desejados.
Neste sentido, para Lima et al (2007, p. 65) o preço é um dos elementos do composto de marketing mais importante, tendo em vista seu “impacto no nível de vendas, na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica desse produto no mercado”. Lima et al. (2007) o mesmo autor destaca que os clientes admitem pagar o preço de um produto, em troca de seus benefícios, em contrapartida, as empresas devem oferecê-los de maneira atraente levando em consideração as necessidades dos clientes, as alternativas concorrentes disponíveis e as metas de lucratividade da organização. 

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