segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MARKETING - ORIGEM E CONCEITOS


De acordo com Richers (2000) o Marketing teve seu início nos EUA e expandiu-se lentamente pelo mundo. Até mesmo na Europa, passou-se a aceitá-lo após a Segunda Guerra Mundial. Kotler e Keller (2006) afirmam que apesar de sua lenta expansão, o marketing está por toda parte e, direta ou indiretamente pessoas e organizações do mundo inteiro estão ligadas ao mesmo, seja comprando, vendendo ou até mesmo passeando pelas ruas ou pelos sites da internet onde constantemente são vistos anúncios orientados pelo marketing.
Essa disseminação se mostra cada vez mais intensa no campo mercadológico, de modo que Crescitelli e Ogden (2007) asseguram que o Marketing é uma das atividades mais conhecidas, no entanto, menos compreendidas. No intuito de proporcionar maior entendimento a respeito, diversos autores tentaram conceituar a palavra marketing durante os anos, então, segue abaixo em ordem cronológica de alguns dos conceitos sobre o marketing onde mostra uma evolução deste, mencionados por Cobra (2009).


Conforme pode ser observado no quadro acima, não existe um consenso teórico a respeito do conceito de marketing, embora a maioria destes remeta à divulgação positiva de determinado produto ou serviço, no âmbito mercadológico. Contudo, alguns autores alertam para a possibilidade de aplicar o marketing em variadas esferas da sociedade, como o caso do setor público.

Kotler (2000) define marketing como processo social e gerencial através do qual os indivíduos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, enquanto Las Casas (2006) o conceitua enquanto atividade de comercialização baseada no conceito de troca, a qual se caracteriza pela oferta de um produto ou serviço em recebimento de outros de mesmo valor ou moeda vigente. Além de ser usado para vender mais, de acordo com Las Casas (2006, p. 03) o Marketing “é usado para coordenar todo e qualquer processo de troca”. Um bom exemplo disso é a empresa que aplica marketing para corrigir mercados, aumentar o nível de conscientização dos consumidores a respeito de determinado produto, entre outros.
Orientados pelo conceito definido pela American Marketing Association - AMA (2010) a qual afirma que Marketing é uma atividade organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar valor e gerenciar relacionamento com clientes, mantendo benefícios para a organização e para seus públicos de interesse, os autores Crescitelli e Ogden (2007) destacam a relação existente entre o Marketing com a entrega de valor em detrimento da oferta de produtos e serviços, com relacionamento com os clientes e também, com a geração de benefícios que o mesmo proporciona tanto para a empresa e seus clientes, como outros públicos de interesse da empresa. Assim, eles afirmam que essa atividade tornou-se mais complexa, porém mais alinhada com as atuais demandas da sociedade.
Já a era das vendas, aconteceu antes dos anos 50 e de acordo com Costa (2009) se caracterizava pelo excesso de oferta e pelo acúmulo de produtos nos estoques, onde os vendedores eram orientados para venderem produtos a qualquer custo, até mesmo produtos não necessitados pelos clientes. Isso se deu ao fato da necessidade de se vender os produtos excedentes da era da produção numa tentativa de reduzir os estoques.
Quanto à era do marketing, Las Casas (2006) afirma que se estende desde os anos 50 até os dias atuais, e é orientado para o consumidor que busca atender suas necessidades e desejos, ou seja, cabe ao empresário conquistar o cliente.

2 comentários:

  1. Como sempre, acompanhando teu blog =D

    até indiquei pra um tio ^^

    Postei um novo texto no meu blog, quando puder comenta lá?
    www.luliskd.blogspot.com


    Valewzão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom blog! Segue o mesmo genero do nosso. Da até pra fazer um trabalho de faculdade com essas dicas!
    Estou te seguindo!


    Se quiser comentar, seguir, curtir nos retribuimos!
    _______________________________________

    http://www.grupostratege.blogspot.com

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002673557552

    https://twitter.com/#!/grupostratege

    ResponderExcluir