sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GESTÃO DE ESTOQUES - FERRAMENTAS - PONTO DE RESSUPRIMENTO



Ontem foi visto o Lote Econômico que é basicamente quanto pedir, a quantidade certa para não haver falta nem exagero, pois estoque em falta e parado gera despesa. Agora a MINHA EMPRESA S/A irá tratar do PONTO DE RESSUPRIMENTO, já que se achou o ponto de quanto pedir, agora é a parte do quando pedir. Pode-se dizer que o Lote Econômico de Compra e o Ponto de Ressuprimento devem sempre andar lado-a-lado, pois sabendo o quanto pedir, sem saber a hora certa, ou o momento certo de pedir, ira acarretar na falta ou excesso de produtos no estoque. Mas vale lembrar que cada empresa tem sua forma de gerir os estoques. Não é porque uma empresa tem um estoque gigante e demora 2 meses para vender um produto que ela esteja administrando mal, isso irá depender de cada uma.
Segundo Bowersox (2007, p.235) “O ponto de ressuprimento, definido por item e por centro de distribuição, pode ser estipulado em unidades ou em dias de suprimento”.
Segundo Bertaglia (2005, p.334) “Um dos mais conhecidos e utilizados sistemas de controle de estoque baseia-se na avaliação de quantidades sempre que ocorre um consumo ou retirada do estoque afim de identificar se é o momento de fazer a reposição do item”.
De acordo com os autores, se faz uma análise para saber periodicamente a quantidade necessária a ser pedida, sendo que estas verificações de quantidades são efetuadas de forma freqüente. Para a determinação do ponto de pedido deve haver uma certeza da demanda e de ciclo de pedidos.
Bertaglia (2005, p.335) critica sobre ponto de ressuprimento da seguinte forma:
Um erro bastante comum é não considerar as programações de entrega ou atrasos na determinação da posição de estoque. Portanto, a comparação com o ponto de pedido não é o estoque disponível e sim a posição de estoque, que considera as programações das entregas e os estoques em trânsito. Essa prática elimina problemas no comportamento dos estoques.

Quando se faz a determinação do ponto de pedido deve ser considerado como posição do estoque, apenas o que está disponível, mesmo que existam entregas programadas. Os estoques comprometidos, mesmo que no momento ainda não tenham sido consumidos, não devem ser considerados.
Bowersox (2007, p.235) A fórmula básica de ponto de ressuprimento é:


PR = D X T
Fórmula 03: Ponto de ressuprimento
em que:
PR = ponto de ressuprimento em unidades de produto
D = demanda diária média
T = duração média do ciclo de atividades
Ao se analisar a fórmula acima pressupõe que a chegada de ressuprimento acontecerá quando a última unidade de estoque for expedida a um cliente. Quando acontecer incertezas, quanto à demanda, será necessário o uso de estoque de segurança.

Um comentário:

  1. Aê bem interessante teu blog =D
    ja to te seguindo.

    Faz um favorzão, por favor?
    Comenta meus dois primeiros posts *-*
    Não precisa ser nada muito elaborado haha
    só deixa uma opinião básica nos DOIS PRIMEIROS posts porrr favoooor <3

    Valewzão
    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir